Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Auxílio Doença x Aposentadoria por Invalidez.

Pontos importantes que talvez você não saiba !

há 6 anos


⚠️AUXÍLIO DOENÇA X APOSENTADORIA POR INVALIDEZ⚠️

✔️ O artigo 60 da Lei 8.213/91, estabelece que o Auxílio-Doença será devido ao segurado empregado a contar do 16º dia do afastamento do trabalho, e nos casos dos demais segurados, a contar da data do início da incapacidade para o trabalho e deverá ser pago enquanto esta incapacidade permanecer.

Assim, o benefício de Auxílio-Doença poderá ser pago por um período superior a dois anos que não haverá conversão ou transformação automática em Aposentadoria por Invalidez.

A conversão ou transformação do Auxílio-Doença em Aposentadoria por Invalidez só é realizada se em perícia médica o perito do INSS constatar que a incapacidade do segurado que era temporário tornou-se permanente, sendo assim, devido o benefício de Aposentadoria por Invalidez.

Na prática esta constatação nem sempre é realizada pelo perito do INSS e muitos segurados chegam a receber o benefício de Auxílio-Doença por mais de dez anos sem ter a conversão deste em Aposentadoria por Invalidez. Nestas hipóteses é necessário ingressar com pedido judicial de conversão de auxílio-doença em aposentadoria por invalidez onde o segurado será avaliado pelo perito judicial que além de identificar a incapacidade total e permanente, também submete ao juiz a análise de outras questões sociais, tais como: sexo, idade, escolaridade, mercado de trabalho etc.

⚠️IMPORTANTE⚠️

O fato do segurado que atualmente recebe o benefício de Auxílio-Doença procurar um advogado para ingressar com a ação judicial para converter ou transformar este benefício em Aposentadoria por Invalidez, não traz nenhum prejuízo ou repercussão no recebimento do Auxílio-Doença.

☑️ Qualquer dúvida, solicite uma consultoria JURÍDICA.

Instagram 🌐 @advocacia.fc

  • Sobre o autorGabriel Fernandes Corrêa, construindo um novo conceito na "Jovem Advocacia".
  • Publicações4
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações486
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/auxilio-doenca-x-aposentadoria-por-invalidez/588572357

Informações relacionadas

Advogada Cíntia Cruz, Advogado
Notíciashá 3 anos

Aposentadoria por invalidez

Petição Inicial - TJSP - Ação de Conversão de Auxilio Doença em Aposentadoria por Invalidez - Procedimento Comum Cível

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

6. O Auxílio-Doença Previdenciário e a Redação do Artigo 65, Parágrafo Único, do Decreto 3.048/99: Uma Análise à Luz do Princípio da Isonomia

Petição Inicial - Ação Aposentadoria por Invalidez

Waldemar Ramos Junior, Advogado
Artigoshá 6 anos

Ação para converter auxílio-doença em aposentadoria por invalidez

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)